Quem somos?
fnb%201.jpg

Katarina Kartonera é um projeto editorial de caráter literário, filosófico e artístico, de vanguarda, com um pensamento sem fronteira, autônomo, sem auspício oficial institucional algum, que visa publicar literatura e narrativas contemporâneas, sempre oferecendo oficinas para produções de livros artesanais e ecológicos, como fonte alternativa de renda autossustentável, pela democratização do livro e da leitura. A proposta segue basicamente os padrões de outras cartoneras sul-americanas, por exemplo, Eloísa Cartonera (Arg.), Yiyi Jambo (PY), Sarita Cartonera (Peru), e outras tantas que a serviram de inspiração. Katarina se refere ao estado de Santa Catarina (BR); Kartonera é uma referência ao modelo de produção dos livros, feitos artesanalmente a partir dos papelões (cartón ondulado em espanhol), material reciclado com que se faz as capas, e em parceria com os catadores de papelão, cartoneros.

Todavia, cartonerismo é o nome sugerido ao movimento. Esta editora alternativa desdobrou-se de uma pesquisa de bacharelado, posteriormente de mestrado, por Evandro Rodrigues, na Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC, área de concentração das teorias literárias, e, sobretudo, depois de muitos encontros, desde o final do ano de 2008, entre escritores, intelectuais e artistas da região sul do Brasil. O grupo formado em Santa Catarina, cidade base de Florianópolis, com sede provisória no bairro Ingleses, igualmente exercendo atividades itinerantes, publica narrativas e literaturas contemporâneas, promovendo oficinas literárias, transformando papelão (lixo) recolhido pelos catadores em objeto de arte: livros com capas pintadas à mão e que por isso mesmo nunca se repetem; esculturas, pinturas e outros objetos, fomentando projetos sociais relacionados à leitura, difundindo literatura latino-americana e divulgando trabalhos de artistas desta parte do mundo. Publica desde jovens vanguardistas até escritores consagrados, por exemplo, Sempre, para sempre, lá e cá, de Aurora Bernardini, O Sexo Vegetal, por Sérgio Medeiros e O Gato Peludo e o Rato-de-Sobretudo, de Wilson Bueno. As obras desta editora já fazem parte de importantes acervos, entre outros, do Museu da Infância, de Criciúma, Museu do Mar, em São Francisco do Sul — SC, Casa da Gávea (RJ), Universityof Texas at Austin — USA, University of Wisconsin — Madison — USA, Universidad Vigo (ESP).

A forma básica de divulgação é por exposições, participações em eventos literários, oficinas, e pela internet, mantendo um vínculo de amizade com todos os demais coletivos (cerca de 70 no total), que espalhados pelas Américas, Europa (Alemanha, Espanha, França e Suécia) e agora em Moçambique, na África, propagam e disseminam a proposta.

Katarina kartonera já participou de importantes eventos, entre outros, IV Simpósio Roa Bastos — Imaginários Bélicos (09/10/2009), promoção do núcleo NELOOL — Núcleo de Estudos em Literatura Oralidade e Outras Linguagens, da Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC, sob o título Katarina Kartonera e outras perspectivas editoriais, A Arte e as Exceções: O portunhol selvagem e outras propostas contemporâneas, na Casa da Gávea, dias 1 e 2 de setembro, 2009, Rio de Janeiro, da 5ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e 4ª Flipoços — Festival Literário de Poços de Caldas, entre 24 de abril a 2 de maio de 2010, como organizadora do evento comemorativo Yiyi Jambo completa 3 anos & Katarina Kartonera completa 2 anos, na Casa das Rosas, São Paulo, em 9 de outubro de 2010, do V Congresso internacional Roa Bastos de literatura: Rafael Barrett, 2010, 1Ra. Feria del Libro Kartonero del Mercosur, dias 8, 9, 10 e 11 de Junho de 2011, no Centro Cultural Manzana de la Rivera, cidade de Assunção, Paraguai, Salão Internacional do Livro, Foz do Iguaçu-PR, de 4 a 13 de maio de 2012 e da XXIII Feira do livro infantil do SESC, XX Feira do livro de Ijuí, 6 a 11 de novembro de 2012 e Apoio Oficinas cartoneras, edital Biblioteca Nacional / Funarte de circulação literária, 2012 / 2013.

Evandro Rodrigues

Fundador e Editor responsável

Conselho Editorial: Dr. Sérgio Medeiros e Drª Dirce Waltrick do Amarante

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License