Quem somos?

Katarina Kartonera é um projeto editorial de caráter literário, com um pensamento sem fronteira, autônomo, sem auspício oficial institucional algum, que visa publicar literatura e narrativas contemporâneas, sempre oferecendo oficinas para produções de livros, artesanais e ecológicos, pela democratização da literatura.

A proposta segue basicamente os padrões de outras cartoneras sul-americanas, por exemplo, Eloísa Cartonera (Arg.), Yiyi Jambo (PY), Sarita Cartonera (Peru), e outras tantas que a serviram de inspiração. Katarina se refere ao estado de Santa Catarina (BR); Kartonera é uma referência ao modelo de produção dos livros, feitos artesanalmente a partir dos papelões (cartón ondulado em espanhol), material reciclado com que se faz as capas, e em parceria com os catadores de papelão.

Publica narrativas e literaturas contemporâneas, promovendo oficinas literárias, transformando papelão (lixo) recolhido pelos catadores em objeto de arte: livros com capas pintadas à mão e que por isso mesmo nunca se repetem; esculturas, pinturas e outros objetos, fomentando projetos sociais relacionados à leitura, difundindo literatura latino-americana e divulgando trabalhos destes artistas para toda parte do mundo.

As obras desta editora já fazem parte de importantes acervos, por exemplo, Biblioteca do Memorial da América Latina (SP), Centro de apoio ao escritor, Casa das Rosas (SP), Casa da Gávea (RJ), University of Texas at Austin — USA, University of Wisconsin — Madison — USA, University of Albert / Canadá, Universidad Vigo (ESP), e catálogos, como University Harvard etc.

Editor responsável Evandro Rodrigues

Conselho editorial Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License